Passo 1: CONCEITO
O primeiro passo a ser seguido é gerar um conceito para seu personagem. Quem ele é? O que ele faz? Como ele age?
Qual o seu nome? De onde veio?
QUAL A IDENTIDADE DE SEU CELESTIAL?
Um nome se faz necessário para todo personagem. Qual o nome de seu Celestial? Esse é um passo interessante, visto
que nem sempre um Celestial adota um nome humano. Lembre-se: a maioria dos Celestiais já foi humano... mas quem garante
que ele manterá seu nome ao renascer?
Na hora de escolher um nome para seu Celestial, há três tendências. A primeira é a de que ele manteve seu nome
original. Não é impossível nem incomum ver anjos chamados Paulo, José, Phillipe, Jennifer ou Lara. Alguns Celestiais
mantém apenas seu primeiro nome, porém, adotando um sobrenome novo ou um título, ou simplesmente preferindo se chamar
apenas pelo primeiro nome.
A Segunda tendência é a do Celestial adotar um novo nome, normalmente baseado em nomes famosos, com
significado ou que inspirem grandeza. Nomes como Bartolomeu, Nicodemus, Tatsu, Karina, entre outros, são apenas alguns
exemplos.
Por fim, muitos Celestiais adotam nomes famosos. Você ficaria impressionado com a quantidade de Uriel, Rafael,
Miguel ou Gabriel que existe no Éden! Só porque um Primus se chama assim não quer dizer que você possa se chamar
também! Para evitar confusões, quase sempre os Celestiais que adotam nomes famosos criam sobrenomes para se diferenciar.
Esses sobrenomes quase sempre são títulos disfarçados, como Miguel Pureheart, por exemplo.
QUANDO SEU PERSONAGEM MORREU?
A época da morte de um personagem é importante para determinar o que ele sabe da cultura mortal. Um Celestial que
morreu na década de 70 pensa de forma diferente de um que morreu durante a Segunda Guerra Mundial! A maioria dos
Celestiais personagens jogadores tem suas mortes por volta de dez a vinte anos atrás, mas você não precisa se prender a isso.
Às vezes pode ser um processo demorado morrer e renascer no Éden, e não é incomum pessoas que renasceram 50 anos, ou
mesmo um século após suas mortes (o que pode inclusive gerar conflitos interessantes).
QUAL O CLERO DE SEU CELESTIAL?
O Clero pode determinar muitas coisas na vida de um Celestial. Os Cleros são como sociedades dentro da sociedade
Celestial, e cada Clero se comporta de forma diferente e tem uma função própria. O Clero pode te rum impacto muito forte na
forma de seu Celestial pensar e agir, bem como pode ter influência no que o personagem sabe fazer.
É possível escolher entre 14 Cleros diferentes
QUANDO SEU PERSONAGEM MORREU?
A época da morte de um personagem é importante para determinar o que ele sabe da cultura mortal. Um Celestial que
morreu na década de 70 pensa de forma diferente de um que morreu durante a Segunda Guerra Mundial! A maioria dos
Celestiais personagens jogadores tem suas mortes por volta de dez a vinte anos atrás, mas você não precisa se prender a isso.
Às vezes pode ser um processo demorado morrer e renascer no Éden, e não é incomum pessoas que renasceram 50 anos, ou
mesmo um século após suas mortes (o que pode inclusive gerar conflitos interessantes).
QUAL O CLERO DE SEU CELESTIAL?
O Clero pode determinar muitas coisas na vida de um Celestial. Os Cleros são como sociedades dentro da sociedade
Celestial, e cada Clero se comporta de forma diferente e tem uma função própria. O Clero pode te rum impacto muito forte na
forma de seu Celestial pensar e agir, bem como pode ter influência no que o personagem sabe fazer.
QUAL A PERSONALIDADE DE SEU CELESTIAL?
Este é o momento em que deve-se escolher a personalidade de seu Celestial. Afinal, anjos têm uma personalidade e
seus próprios desejos e sentimentos. Um personagem possui uma Natureza e um Comportamento. Qualquer um que jogue
Vampiro, Mago ou Wraith sabe como funcionam estas duas Características. Para aqueles que jogam apenas Lobisomem (e
não têm o Guia do Jogador) e Changeling, há adiante uma rápida descrição:
A Natureza é a personalidade real do personagem. A Natureza mostra como ele age ou gosta de agir. Mas a maioria
das pessoas esconde sua Natureza, seja por vergonha ou por força do meio em que vive. Para oculta-la das demais pessoas,
temos o Comportamento. O Comportamento é como gostamos de agir em público. Uma pessoa pode agir de uma forma
completamente diferente de como gosta de agir, apenas para que os demais tenham uma certa imagem dela. Esta imagem que
temos das pessoas é seu Comportamento.
A Natureza do personagem é permanente. Ela só pode ser mudada sob circunstâncias realmente sérias, como traumas,
choques morais, casos de loucura ou de mudança profunda de personalidade. O Comportamento é mutável. Embora tenhamos
um Comportamento mais comum, é possível que ele mude de acordo com o meio em que o personagem se encontra.
Natureza e Comportamento são escolhidos a partir de Arquétipos de personalidade.
Cada jogo Storyteller possui os
seus próprios, mas os mais comuns (e mais indicados para Anjo) são os seguintes:
ARQUÉTIPOS DE PERSONALIDADE
Arquiteto Diretor Bon Vivant
Excêntrico Valentão Fanático
Comediante Juiz Solitário
Mártir Samaritano Visionário
Esperto Ranzinza Rebelde
Sobrevivente Tradicionalista Autocrata
Vanguarda Competidor Explorador
Planejador Caçador de Emoções Líder
DE QUE CIDADE CELESTIAL SEU PERSONAGEM VEIO?
Todo Celestial foi treinado e ensinado em uma Cidade do Éden. Essa cidade provavelmente tem uma importância
especial para o personagem, pois é lá que provavelmente ele mantém um lar no Éden, e é onde conhece mais pessoas e
Celestiais. Fora que o personagem provavelmente conhece essa cidade melhor do que qualquer outra Cidade Celestial. Sete
Cidades principais são as mais comuns:
AS CIDADES DO ÉDEN
Libertatis A Cidade de Metal, construída como uma cidade moderna da Terra.
Libraria A Cidade de Rocha, um centro de conhecimento situado em cavernas sob o solo do Éden.
Mecca A Cidade de Areia, dominada pelos Celestiais muçulmanos e que segue costumes árabes.
Prístina A Cidade de Cristal, o maior e mais majestoso centro de Celestiais do Éden.
Sancta Turrim A Cidade de Nuvens, uma imensa torre que alcança os céus do Éden.
Taba A Cidade de Madeira, construída no alto de uma floresta de árvores gigantes.
Tiaohe Damen A Cidade de Neve, escondida entre montanhas e lar da Corte Oriental.
Além dessas, há muitas outras possibilidades. Um Mors Sancta pode ter vivido em Asphodel, a fortaleza no mundo
dos mortos, ou um Celestial pode ter sido criado em Burgo, a maior das vilas do Éden. Da mesma forma, o Celestial pode ter
vindo de alguma das vilas ou tribos existentes no Éden. Também é preciso acrescentar que, se o jogador quiser, ele pode
marcar como sua cidade não onde o Celestial foi ensinado, mas sim onde ele vive atualmente.
Anjo: A Salvação - Tiago José Galvão Moreira Página - 81
O QUE DEFINE SEU PERSONAGEM?
Por fim, é preciso criar um Conceito para seu personagem. Provavelmente você já terá o Conceito pronto antes mesmo
de começar a escrever na ficha de personagem. Conceito é aquilo que explica seu personagem em poucas palavras. É uma
palavra ou expressão que define facilmente o Celestial. Não existem Conceitos pré-definidos, e você pode criar o que bem
entender. O Conceito “Punidor dos Culpados”, por exemplo, cai como uma luva para um Cuique Suum que se vê na obrigação
de punir aqueles mortais que escaparam da justiça na Terra. Um Conceito como “Pesquisador Arcano” pode indicar um
Veritatis Perquirator que se interessa nos mistérios da magia, e por aí vai.
ESCOLHER UMA TRILHA DE PUREZA:
Todo Celestial segue um código de conduta, que é necessário para que ele canalize corretamente sua Energia Pura.
Existem cinco códigos de conduta que um personagem pode escolher. Esses códigos são chamados Trilhas de Pureza.
Um personagem se inicia em três (3) pontos em sua Trilha de Pureza. As cinco Trilhas de Pureza disponíveis são:
TRILHAS DE PUREZA
Trilha do Conhecimento O caminho que ensina que deve-se valorizar o conhecimento e distribui-lo.
Trilha do Guerreiro A conduta do guerreiro ensina que é preciso sempre lutar contra as forças das trevas.
Trilha da Honra A Trilha de Pureza que ensina que pureza é obtida mantendo-se a palavra e a dignidade.
Trilha da Liberdade O caminho que sustenta que todos os seres, inclusive a si próprio, merecem liberdade.
Trilha da Santidade O caminho de se manter puro através de suas ações e de uma conduta exemplar.
QUAL A APARÊNCIA DO SEU PERSONAGEM?
A primeira questão é: como seu personagem é fisicamente? Aparência é muito importante, pois reflete muito da
personalidade de um Celestial. Lembre-se: a forma de um Celestial é a forma idealizada que ele mesmo tinha de si ao renascer.
Se ele se via bonito, ele será bonito. Se por algum motivo ele tinha algo a esconder, ou baixa auto-estima, então ele poderá ter
uma aparência menos bela.
Mas aparência não se limita à altura, cor dos olhos, comprimento dos cabelos e outros detalhes estéticos. A maneira
como a pessoa se apresenta também é importante. Como ela se veste? O Celestial prefere usar mantos e faixas? Ou prefere
roupas que não chamem a atenção? A Corte do Celestial tem muita importância nesse aspecto. Um Supervivente Malaki pode
muito bem gostar de se vestir como um beduíno, enquanto uma festeira Líber se veste com roupas sensuais e da moda.
É óbvio também que há um impacto de culturas diferentes. O Éden é bem mais liberal do que a Terra. O Xamã que
anda como um índio nu no meio de Prístina não pode andar no meio de Nova Iorque da mesma maneira! Assim como um Hun
Xian samurai iria chamar muita atenção ao andar por Tóquio com armadura e espada! Portanto, como o personagem se veste
quando está na Terra?
QUAIS AS SUAS MOTIVAÇÕES?
Ninguém nasce Celestial por acaso. Talvez aqueles malditos infernais sejam escolhidos aleatoriamente entre os
condenados, mas um Celestial renasceu por um motivo. Ele tinha motivações que o tornaram Celestial, e mais do que isso, os
Guardiões determinaram que ele tinha os critérios para não abusar de sua nova condição!
O que motiva os atos de seu personagem? Ele tem alguma missão em especial? Assuntos a tratar de sua antiga vida?
Talvez ele tenha deixado parentes para trás, e agora se esforça para protege-los em segredo... ou talvez ele tenha algum
objetivo impossível, como destruir todos os infernais ou livrar o mundo da presença de Vermis Magnis.
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